A Caixa Lúdica – Psicologia Infantil

27 de outubro de 2019 0
child-1864718_960_720.jpg

Lembrem-se que brincar é algo sério. No primeiro encontro com a criança, devemos apresentar a Caixa Lúdica. É neste momento que o manejo clínico do Psicólogo é fundamental, pois é brincando que a criança consegue demonstrar comportamentos e angústias, medos e agressividades, simpatia ou antipatia, são os jogos e regras que nos dará uma noção inicial de como a criança enfrenta os limites, se é competitiva, pró ativa, reativa e muitos outros conteúdos inconscientes que não teria como listar. Segundo Winnicott (1997 p. 80): “é brincando e somente brincando que o indivíduo, criança ou adulto é capaz de ser criativo e usar completamente sua personalidade”. A caixa lúdica deve conter materiais pequenos para que a criança possa manusear com facilidade, mas não tão pequenos que ponham em risco a vida das crianças. Devemos fazer uso de materiais estruturados (miniaturas, brinquedos) e materiais não estruturados (que possibilitam a criação). Mas devemos ter cuidado para que os brinquedos sejam miniaturas que fazem parte da realidade. Segundo AFFONSO (2012, p.72) os materiais recomendados para uma cultura urbana brasileira são:
Brinquedos de materiais estruturados: família de animais domésticos e selvagens, família terapêutica – família de bonecos; equipamentos de cozinha, telefone, casinha com quarto, cozinha, banheiro e sala; posto de gasolina; carrinhos; bola; armas de brinquedo; de enfermagem ou ferramentas; entre outros.

Brinquedos de materiais não estruturados: pincel, tesoura, borracha, lápis colorido, papel colorido, lápis preto, apontador, vila, fita adesiva, massa de modelar, tinta guache, barbante, papel ofício, brinquedos de construção, entre outros.

Ao iniciar a sessão podemos dispor os brinquedos em cima da mesa (retirando-os da caixa) e solicitar que a criança escolha com qual brinquedo ou jogo deseja brincar. Outra possibilidade é deixar que a própria criança retire os brinquedos da caixa sozinha, o que pode causar certa inibição no início das sessões. A escolha do brinquedo é muito importante e a organização da caixa também, pois diz muito a respeito de como a criança está estruturada internamente naquele momento.

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA



logo-home-white

Faça parte do nosso trabalho integrativo!
ATENDIMENTO ADULTO E INFANTIL

Todas as especialidades trabalham em conjunto para de forma personalizada atuar no seu atendimento, olhando a necessidade de forma integrada de cada indivíduo.

Hora marcada, ambiente super agradável, exames com laudos rápidos, qualidade no atendimento, especialidades atendem adultos e crianças.

3462-8155 | 97155-956298400-3579 whatsapp EndereçoRua Silva Cardoso, 152, Torre A, sala 420 - Bangu - Rio de Janeiro

Clínica PadMedic Medicina Integrativa - 2019. Todos os direitos reservados.

shares
Open chat
Como podemos ajudar?
Powered by