Arte-Terapia – Psicologia Infantil

5 de dezembro de 2019 0
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A arte é imprescindível para o trabalho com crianças. A linguagem da arte permite expressar o “invisível”, pois através da arte é possível desenvolver a imaginação, a criatividade, a consciência corporal, promover autoexpressão, a comunicação de conflitos, reduzir a insegurança, descarregar tensões, melhorar a autoestima, auxiliar no relaxamento, diminuir a ansiedade, construir bons esquemas mentais, etc. Cada recurso e material em particular tem propriedades que mobilizam emoções e sentimentos de maneira diversificada. Segue alguns recursos:

Desenho: Como já foi mencionado permite o contato com a realidade interna e externa.

Pintura: É um excelente recurso para fazer fluir emoções e os sentimentos e auxilia na estruturação do mundo interno. O guache, exige maior controle dos movimentos. A  aquarela é indicada para crianças que precisam aprender a perder o controle. E a tinta de tecido, enfoca limites, responsabilidade, atenção, pois se cair na roupa não sai.

Modelagem: Atua no sentimento e na cognição. A argila é o material mais calmante. É um valioso recurso para trabalhar com crianças com comportamento agressivo. A massa caseira é indicada para crianças menores, além de ajudar a preparar para a escrita. O papel machê possibilita a criação e o planejamento, é excelente para crianças mais velhas.

Sucata: Estimula a reconstrução, a transformação.

Colagem: permite estruturar as idéias.

Teatro: Possibilita treinamento de posturas e soluções de conflitos através das dramatizações.

Materiais brilhantes: Glitter, lantejoulas, papéis laminados, etc. Mobilizam a parte bonita que tem dentro de cada criança, aumentando a sua autoestima.

Música: Através dela as crianças conseguem acessar diretamente o cérebro emocional, ela não tem barreiras.

As oportunidades de desenvolver as emoções com recursos da arte-terapia são muito úteis porque oferecem algo a mais, diferente do que as crianças estão tendo em seu mundo real. E mesmo as crianças com danos cerebrais adquiridos e com distúrbios comportamentais, como autismo, são totalmente capazes de se beneficiar e se comunicar através da arte-terapia. No entanto, devemos impor algumas regras:

– Não estragar os materiais, o chão ou as paredes do consultório.

– A integridade do terapeuta e da criança devem ser resguardadas.

A arte proporciona um ambiente não ameaçador e seguro, no qual as crianças podem explorar seus problemas sem serem limitadas pela linguagem verbal. E a obra de arte se torna um registro confidencial do estado psicológico de uma criança. Portanto, use e abuse da arte-terapia!

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


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