Habilidades Sociais – Psicologia Infantil
Desenvolver habilidades sociais na infância não só ajuda a construir relações mais positivas, como também faz com que as crianças interajam melhor com os demais. Uma das estratégias mais eficazes para ensinar habilidades sociais infantis é criar uma “linguagem social”. Esta linguagem social favorecerá o desenvolvimento precoce das habilidades sociais infantis e está baseada nas seguintes áreas:
✔Aprender a exercer uma escuta ativa. Não podemos falar enquanto outra pessoa está nos dizendo algo, nós temos que respeitar os intervalos. Isso é algo que custa um pouco porque o seu autocontrole ainda é muito limitado. Porém, a melhor forma de ensiná-las é com o exemplo: se nós não as interrompemos, elas aprenderão a não nos interromper.
✔As crianças devem aprender a mostrar gratidão, saber quando e como se desculpar e incluir um “por favor” nas suas solicitações. Nós as ensinaremos já, seja de maneira implícita ou explicita, a diferença entre um pedido e uma exigência.
✔A linguagem social adequada também inclui diferentes “ensinamentos”: as de dar reforços positivos, saber dizer “obrigado”, saber tolerar, dividir, reconhecer quando alguém faz algo bem e quando nós estamos errados.
Com o objetivo de favorecer um treinamento significativo de habilidades sociais com crianças, é importante propor e estimular atividades e posturas que gerem alegria, gentileza, amparo, acolhimento, gratidão e sentimento de pertencimento. Segue algumas sugestões de atividades:
✔ Jogos cooperativos, em que todos ganham.
✔ Campanhas de auxílio ao próximo, para favorecer o cultivo da generosidade.
✔ Cartinha do elogio
✔ Amigo secreto das qualidades (em grupo)
✔ Balanço dos melhores momentos do dia ou da semana
✔ Desenho ou cartinha da gratidão para alguém que a criança gostaria de agradecer, mas não teve a oportunidade ou coragem para o fazer.
✔ Baralho das habilidades sociais
✔ Evocação de cenas e histórias com temas: civilidade, reconhecimento de emoções/empatia e assertividade.
✔ Jogo Pergunte que eu Respondo, que tem como objetivo indicar situações do dia a dia às crianças.
✔ Jogo Sinto Muito, que provoca o jogador a expressar seus sentimentos, falando de situações do cotidiano.
Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.