Habilidades Sociais – Psicologia Infantil

28 de novembro de 2019 0
toys-932747_960_720.jpg

Desenvolver habilidades sociais na infância não só ajuda a construir relações mais positivas, como também faz com que as crianças interajam melhor com os demais. Uma das estratégias mais eficazes para ensinar habilidades sociais infantis é criar uma “linguagem social”. Esta linguagem social favorecerá o desenvolvimento precoce das habilidades sociais infantis e está baseada nas seguintes áreas:

✔Aprender a exercer uma escuta ativa. Não podemos falar enquanto outra pessoa está nos dizendo algo, nós temos que respeitar os intervalos. Isso é algo que custa um pouco porque o seu autocontrole ainda é muito limitado. Porém, a melhor forma de ensiná-las é com o exemplo: se nós não as interrompemos, elas aprenderão a não nos interromper.

✔As crianças devem aprender a mostrar gratidão, saber quando e como se desculpar e incluir um “por favor” nas suas solicitações. Nós as ensinaremos já, seja de maneira implícita ou explicita, a diferença entre um pedido e uma exigência.

✔A linguagem social adequada também inclui diferentes “ensinamentos”: as de dar reforços positivos, saber dizer “obrigado”, saber tolerar, dividir, reconhecer quando alguém faz algo bem e quando nós estamos errados.

Com o objetivo de favorecer um treinamento significativo de habilidades sociais com crianças, é importante propor e estimular atividades e posturas que gerem alegria, gentileza, amparo, acolhimento, gratidão e sentimento de pertencimento. Segue algumas sugestões de atividades:

Jogos cooperativos, em que todos ganham.

✔ Campanhas de auxílio ao próximo, para favorecer o cultivo da generosidade.

✔ Cartinha do elogio

✔ Amigo secreto das qualidades (em grupo)

✔ Balanço dos melhores momentos do dia ou da semana

✔ Desenho ou cartinha da gratidão para alguém que a criança gostaria de agradecer, mas não teve a oportunidade ou coragem para o fazer.

✔ Baralho das habilidades sociais

✔ Evocação de cenas e histórias com temas: civilidade, reconhecimento de emoções/empatia e assertividade.

✔ Jogo Pergunte que eu Respondo, que tem como objetivo indicar situações do dia a dia às crianças.

✔ Jogo Sinto Muito, que provoca o jogador a expressar seus sentimentos, falando de situações do cotidiano.

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA



logo-home-white

Faça parte do nosso trabalho integrativo!
ATENDIMENTO ADULTO E INFANTIL

Todas as especialidades trabalham em conjunto para de forma personalizada atuar no seu atendimento, olhando a necessidade de forma integrada de cada indivíduo.

Hora marcada, ambiente super agradável, exames com laudos rápidos, qualidade no atendimento, especialidades atendem adultos e crianças.

3462-8155 | 97155-956298400-3579 whatsapp EndereçoRua Silva Cardoso, 152, Torre A, sala 420 - Bangu - Rio de Janeiro

Clínica PadMedic Medicina Integrativa - 2019. Todos os direitos reservados.

shares
Open chat
Como podemos ajudar?
Powered by