Psicoeducação com os Pais – Psicologia Infantil

6 de novembro de 2019 0
pexels-photo-532508-1200x800.jpeg

Em qualquer forma de psicoterapia, a intervenção com os pais de um paciente-criança é algo inerente ao processo psicoterápico. Não somente para a avaliação do caso, o acompanhamento dos pais, de suas estratégias de educação, suas crenças e sentimentos sobre o problema do filho são salvos de atenção por parte de psicoterapeutas preocupados em garantir um atendimento global e efetivo a seus clientes. (Caminha, Pelisoli, 2007). Em virtude de, não raramente, o sintoma apresentado pela criança ser consequência de problemas do ambiente familiar, questões referentes à falta de manejo com crianças, à falta de informação, de limites e principalmente as expectativas irreais dos pais em relação ao comportamento de seus filhos, são muito frequentes. O treinamento de pais é muito utilizado em tratamento de crianças com problemas de comportamento, como birras, agressão e desobediência excessiva. Entretanto, tem ocorrido aplicação em outros casos, que apresentarem dificuldades psicológicas, além de poder ser incorporado em muitos programas de tratamento. Quando os pais não estabelecem os limites educacionais, acabam naturalmente reforçando o comportamento inadequado do seu filho. No treinamento com os pais, cabe ao terapeuta não apenas auxiliar na identificação dos comportamentos-problema e na aplicação dos limites educacionais, mas também evidenciar os comportamentos positivos da criança, que muitas vezes, são desconhecidos pelos pais. A aprovação de comportamentos saudáveis é essencial para a criança compreender suas habilidades e talentos, auxiliando na construção da autoestima e autoconceito. Em suma, precisamos buscar o envolvimento dos pais no processo psicoterápico, utilizando a nossa empatia, clareza, objetividade e, sobretudo, acolher esses pais que muitas vezes carecem de um modelo, para conseguirem reorganizar problemas de relacionamento com seus filhos. Segue algumas posturas íntimas que podem auxiliar na orientação dos pais em como auxiliar seus filhos:

✔ Mostre ao seu filho como ter sucesso. As crianças aprendem observando os outros, especialmente os pais. Seja um modelo positivo para o seu filho e mostre a ele como enfrentar e lidar com situações difíceis, em vez de evitá-las.

✔ Compreenda que seu filho tem um problema e precisa da sua ajuda.

✔ Seja paciente! As mudanças levam tempo, então não espere mudanças imediatas. Recompense o sucesso e lembre-se que recaídas temporárias são comuns.

✔ Incentive-o a tentar! Encoraje seu filho a continuar tentando e a não desistir.

✔ Observe o que ele faz.

✔ Recompense e elogie seus esforços. Recompensas não precisam custar dinheiro. Negocie com seu filho as coisas que serão um privilégio especial, como deixá-lo ficar acordado até mais tarde, passar mais tempo no computador, convidar um amigo para dormir na sua casa, um passeio, uma sessão de cinema em família, etc.

✔ Converse sobre o que ele faz, para que se sinta apoiado e compreendido.

Apoie seu filho e ajude-o a superar seus problemas!

O processo de orientação de pais é um processo de psicoeducação e vamos aprendendo com eles novas formas de educar e tornar prazerosa a relação entre pais e filhos. Minha ideia aqui foi dar algumas dicas que tenho usado ao longo desses anos de clínica e orientação.

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA



logo-home-white

Faça parte do nosso trabalho integrativo!
ATENDIMENTO ADULTO E INFANTIL

Todas as especialidades trabalham em conjunto para de forma personalizada atuar no seu atendimento, olhando a necessidade de forma integrada de cada indivíduo.

Hora marcada, ambiente super agradável, exames com laudos rápidos, qualidade no atendimento, especialidades atendem adultos e crianças.

3462-8155 | 97155-956298400-3579 whatsapp EndereçoRua Silva Cardoso, 152, Torre A, sala 420 - Bangu - Rio de Janeiro

Clínica PadMedic Medicina Integrativa - 2019. Todos os direitos reservados.

shares
Atendimento Online!