Regulação das Emoções através da Respiração – Psicologia Infantil

26 de novembro de 2019 0
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Regular as emoções é mais do que controlar. É algo que parte das crianças, e a conquista é delas. Quando se fala em controlar, caracteriza um interesse dos outros. Logo, os exercícios de respiração estimulam os resultados a longo prazo, e a própria criança pode internalizá-los como fundamentais para o seu dia a dia. Muitas crianças faltam à escola, atividades sociais, e perdem uma boa noite de descanso apenas porque têm pensamentos de preocupação na sua cabeça. Muitos pais sofrem de frustração e um sentimento de impotência quando testemunham o seu filho neste estado a maior parte dos dias. A preocupação é um mecanismo de proteção. A preocupação soa um alarme em nosso sistema e ajuda-nos a sobreviver perante a percepção de perigo. Ensine à criança, que a preocupação é perfeitamente normal, e que pode ajudar a nos proteger, e que todas as pessoas de vez em quando experimentam isso. Às vezes o nosso sistema corporal dispara alarmes falsos, mas este tipo de preocupação pode ser colocado à prova com algumas técnicas simples de respiração. Uma forma de controlar a respiração é pela meditação. Os estudos são muito bacanas e afirmam categoricamente que a meditação pode transformar as nossas vidas. Quando estamos diante de uma situação estressante, nosso cérebro se prepara para 3 comportamentos básicos: lutar, fugir ou congelar. É a respiração que diz ao nosso cérebro… “Calma, está tudo bem!”. Por esse motivo, devemos dedicar pelo menos 5 minutos diários da consulta ao exercício da respiração. Duas frases que aprendi durante a minha especialização em Educação Emocional Positiva, que levo para minha prática como um mantra é: “Só se pode pensar, depois de se acalmar” e “Aconteça o que acontecer… Continue respirando”. Para as crianças, costumo ensinar a respiração da Flor e da vela, cheire a flor (inspirar) e sopre a vela (expirar). É uma maneira lúdica de incorporar a prática da respiração lenta e profunda, de modo confortável e divertido. Você pode também, permitir que a criança confeccione uma flor e uma vela para levar para praticar em casa. Outra dica bem bacana, é o livro ” Brincando de Mindfulness” de Patrícia Calazans. Esse livro em forma de caixinha vem com 50 exercícios para trabalhar a atenção plena com crianças.

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


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