Sugestões de Atividades Terapêuticas – Psicologia Infantil
Muitas são as possibilidades de intervenção na terapia infantil, e a ludoterapia é apenas uma opção. Devemos criar, juntamente com a criança, o caminho mais suave e adequado para cada caso, respeitando a personalidade, os recursos e as limitações de cada criança, enfim, a sua individualidade. Sendo assim, faz-se necessário que novos recursos sejam introduzidos, no sentido de facilitar o acesso à problemática central do nosso clientinho. Para isso é fundamental que, primeiramente, tenha sido construído um vínculo terapêutico adequado e que cada um tenha flexibilidade para seguir novos caminhos de acordo com o gosto, necessidades e recursos da criança. Desta nova porta, a criatividade de ambos poderá ditar qual a atividade mais fácil e prazerosa poderia trazer o problema à tona e ser acessado sem grandes barreiras defensivas. Além dos recursos já citados ao longo de nossa transmissão, existem várias técnicas que podemos utilizar na terapia:
✔ Brinquedo próprio: Peça a criança para trazer um brinquedo que goste bastante. Tente entender porque aquele objeto é tão significativo.
✔ Jogos de regras: Favorecem o autocontrole, disciplina, tomada de decisão, convívio com as frustrações, além de ser um grande redutor das tensões.
✔ Jogos virtuais: Para o desenvolvimento de outros tipos de habilidades, como atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico, os sites abaixo apresentam diversos joguinhos bem reforçadores, que vão deixar a sessão terapêutica bem prazerosa.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
http://www.escolagames.com.br/jogos.asp/
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos.htm
http://www.jogosdaturmadamonica.net/category/jogosdaturmadamonica/
http://www.jogoseducacionais.com/
✔Jogos de encaixe: Com o objetivo de montar uma figura. No final podemos verificar o nível de ansiedade da criança.
✔Pintar mandalas: Uma forma simples para a criança expressar suas emoções, relaxar e focar.
✔ Massinha: É um ótimo recurso para a criança se concentrar e produzir algo que, em seguida, pode ser utilizado para contar uma história.
✔ Quadro de incentivo: tem como um de seus objetivos, instalar e manter comportamentos desejáveis. Além do que, este método geralmente é implantado através de reforçamento positivo. À medida que a criança for realizando as tarefas, ela recebe um ponto na tabela (representado por uma carinha feliz, uma estrela, entre outros). No fim do dia, ao completar todos os pontos, a criança tem direito a um prêmio, como, por exemplo, um doce, uma atividade, um privilégio, entre outros. (Segue um modelo em anexo).
Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.