Sugestões de Atividades Terapêuticas – Psicologia Infantil

10 de dezembro de 2019 0
competition-3720732_960_720.jpg

Muitas são as possibilidades de intervenção na terapia infantil, e a ludoterapia é apenas uma opção.  Devemos criar, juntamente com a criança, o caminho mais suave e adequado para cada caso, respeitando a personalidade, os recursos e as limitações de cada criança, enfim, a sua individualidade. Sendo assim, faz-se necessário que novos recursos sejam introduzidos, no sentido de facilitar o acesso à problemática central do nosso clientinho. Para isso é fundamental que, primeiramente, tenha sido construído um vínculo terapêutico adequado e que cada um tenha flexibilidade para seguir novos caminhos de acordo com o gosto, necessidades e recursos da criança. Desta nova porta, a criatividade de ambos poderá ditar qual a atividade mais fácil e prazerosa poderia trazer o problema à tona e ser acessado sem grandes barreiras defensivas. Além dos recursos já citados ao longo de nossa transmissão, existem várias técnicas que podemos utilizar na terapia:

Brinquedo próprio: Peça a criança para trazer um brinquedo que goste bastante. Tente entender porque aquele objeto é tão significativo.

Jogos de regras: Favorecem o autocontrole, disciplina, tomada de decisão, convívio com as frustrações, além de ser um grande redutor das tensões.

Jogos virtuais: Para o desenvolvimento de outros tipos de habilidades, como atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico, os sites abaixo apresentam diversos joguinhos bem reforçadores, que vão deixar a sessão terapêutica bem prazerosa.

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/

http://www.escolagames.com.br/jogos.asp/

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos.htm

http://www.jogosdaturmadamonica.net/category/jogosdaturmadamonica/

http://www.jogoseducacionais.com/

Jogos de encaixe: Com o objetivo de montar uma figura. No final podemos verificar o nível de ansiedade da criança.

Pintar mandalas: Uma forma simples para a criança expressar suas emoções, relaxar e focar.

Massinha: É um ótimo recurso para a criança se concentrar e produzir algo que, em seguida, pode ser utilizado para contar uma história.

Quadro de incentivo: tem como um de seus objetivos, instalar e manter comportamentos desejáveis. Além do que, este método geralmente é implantado através de reforçamento positivo. À medida que a criança for realizando as tarefas, ela recebe um ponto na tabela (representado por uma carinha feliz, uma estrela, entre outros). No fim do dia, ao completar todos os pontos, a criança tem direito a um prêmio, como, por exemplo, um doce, uma atividade, um privilégio, entre outros. (Segue um modelo em anexo).

Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA



logo-home-white

Faça parte do nosso trabalho integrativo!
ATENDIMENTO ADULTO E INFANTIL

Todas as especialidades trabalham em conjunto para de forma personalizada atuar no seu atendimento, olhando a necessidade de forma integrada de cada indivíduo.

Hora marcada, ambiente super agradável, exames com laudos rápidos, qualidade no atendimento, especialidades atendem adultos e crianças.

3462-8155 | 97155-956298400-3579 whatsapp EndereçoRua Silva Cardoso, 152, Torre A, sala 420 - Bangu - Rio de Janeiro

Clínica PadMedic Medicina Integrativa - 2019. Todos os direitos reservados.

shares
Open chat
Como podemos ajudar?
Powered by