Técnicas no atendimento infantil – Psicologia Infantil
Simone Mendes, especialista em atendimento infantil na Padmedic, criou diversos conteúdos destinados a psicólogos, conteúdos referente a prática clínica infantil. Acompanhe conosco!
“Muitas pessoas acreditam que ser psicólogo é algo simples, basta apenas sentar e ouvir. Se for psicólogo infantil então é moleza, basta só brincar! Mas não é bem assim que funciona! Nem sempre um pedido de ajuda vem de forma clara, cabe a cada profissional compreender este pedido de ajuda e conhecer qual a dinâmica que o cliente vivencia, acolhendo, respeitando e simplesmente ouvindo, sem nenhum julgamento. Não sabemos de tudo só de olhar! Os cinco anos de faculdade não nos prepara pra tudo o que podemos encontrar, nem de longe. A experiência nos deixa mais safos, mas até esse ponto é um balaio de insegurança, medo de errar e muita vontade de acertar. Até porque estamos lidando com as vidas de outras pessoas, então não podemos perder isso de vista. É o que separa os bons dos maus profissionais. Quando nos dispomos a trabalhar em prol do outro, por mais preparo técnico/teórico que tenhamos, algumas demandas podem aparecer e temos que nos questionar se, como profissionais, temos confiança e manejo clínico necessário para compreender e intervir no caso que se apresenta.
Pensando nisto, no decorrer de nossas postagens, você receberá algumas situações problemas que poderão nortear sua prática clínica. É de suma importância ressaltar que, a supervisão dos atendimentos e a sua própria análise, são essenciais para seu desenvolvimento profissional e pessoal.”
Simone Mendes – psicóloga, especialista em TCC e cuidado infantil.